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Notícias
JUN
27
27 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeitura realiza premiação de redação na Semana de Mobilização e Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Luciana Volpato
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Com o objetivo de sensibilizar e motivar uma reflexão dos alunos sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir o direito das crianças de ter uma vida digna para poderem brincar, estudar e sonhar nessa fase da vida, a Prefeitura de Contagem realizou atividades de conscientização, informação e esclarecimentos para a comunidade escolar sobre os impactos do trabalho infantil na vida das crianças. A ação aconteceu entre os dias 13 e 22/6, na Escola Municipal Professor Geraldo Basílio, no bairro Colonial, na região Sede.

Estudantes do 5º ao 9º ano participaram, ouvindo, debatendo, desenhando e escrevendo sobre o tema “Enfrentamento ao Trabalho Infantil”. A programação contou com uma roda de conversa sobre as consequências do trabalho infantil, elaboração de redações, construção de um mural com desenhos e diálogo sobre o tema.

A vice-diretora da E.M. Professor Geraldo Basílio, Dayane França explicou que esse trabalho, realizado na escola durante esse mês de junho, em parceria com os profissionais do Creas Sede, teve como foco a explanação sobre o dia do combate ao trabalho infantil. “Foi realizada uma dinâmica junto aos estudantes em todas as turmas. Depois disso, continuamos o trabalho dentro da escola com documentários, reportagens, textos, falando sobre esse tema, mostrando esta realidade pros nossos estudantes”, explicou.

Na quinta-feira (22/6), último dia do evento, quatro crianças e adolescentes receberam prêmios pelas duas melhores redações e dois melhores desenhos. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir à palestra da psicóloga do Creas Sede, Bárbara Caldeira, falando sobre o trabalho infantil sobre a função da psicologia, da assistência social e as medidas socioeducativas e violação de direitos.

Para a aluna do 9º ano do ensino fundamental, Paola de Oliveira, fazer esse trabalho sobre as questões do trabalho infantil a ajudou a esclarecer dúvidas que tinha sobre o assunto e também sobre a questão de menor aprendiz. “Isso me ajudou muito a enxergar e entender melhor o que pode e o que não pode de uma maneira mais ampla. Esse trabalho foi muito enriquecedor e deve ser trabalhado em todas as escolas”, destacou.

O aluno do 9º ano, Warley Batista, explicou que escrever a redação fez com que ele entendesse que o trabalho infantil causa vários malefícios à criança, como, por exemplo, a insônia, as dores de cabeça e exclusão social. “Isso é muito ruim para a criança se desenvolver e crescer. Então esse trabalho me fez entender isso”, explicou.

A ação envolveu a participação ativa de técnicos do Creas Sede, Diretoria de Média Complexidade e da Comissão Municipal Permanente de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi).

Autor: Repórter: Flávia Nunes / Edição: João Cavalcanti
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Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
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